terça-feira, 24 de junho de 2014

Com o seu apoio e orientação, as possibilidades são mais amplas do que você imagina. Eu prometo a você - eu vou vale a pena.

Ø  Eu sou antes de tudo uma criança. Eu tenho autismo. Eu não sou principalmente "autista." Meu autismo é apenas um aspecto da minha personalidade total. Ele não me define como pessoa. Você é uma pessoa com pensamentos, sentimentos e muitos talentos, ou você está apenas a gordura (excesso de peso), míope (usar óculos) ou klutzy (descoordenada, não é bom em esportes)? Aqueles podem ser coisas que eu vejo pela primeira vez quando eu te encontrar, mas eles não são necessariamente o que você é toda sobre. Como um adulto, você tem algum controle sobre como você se define. Se você quiser destacar uma única característica, você pode fazer que conhecida. Quando criança, eu ainda estou desenrolando. Nem você nem eu ainda sei o que pode ser capaz de fazer. Definindo-me por uma característica corre o risco de criação de uma expectativa de que pode ser muito baixa. E se eu receber uma sensação de que você não acha que eu "pode ​​fazê-lo", minha resposta natural será: Por que tentar?
Ø  Minhas percepções sensoriais são desordenada. Integração sensorial pode ser o aspecto mais difícil de entender o autismo, mas é sem dúvida o mais crítico. Isso significa que as vistas comuns, sons, cheiros, gostos e toques de todos os dias que você não pode mesmo aviso pode ser francamente doloroso para mim. O próprio ambiente em que eu tenho que viver muitas vezes parece hostil. I podem aparecer retirada ou beligerante para você, mas eu realmente estou apenas tentando me defender. Aqui está o porquê de uma viagem "simples" para o supermercado pode ser um inferno para mim: Minha audição pode ser hiper-aguda. Dezenas de pessoas estão falando ao mesmo tempo. Os booms de alto-falante especial de hoje. Whines Música do sistema de som. Caixas registradoras beep e tosse, um moedor de café é chugging. Os gritos do cortador de carne, os bebês chorar, carrinhos rangem, os zumbidos de iluminação fluorescente. Meu cérebro não consegue filtrar todas as entradas e eu estou em sobrecarga! Meu sentido do olfato pode ser muito sensível. O peixe no balcão de carne não é muito fresco, o cara de pé ao nosso lado não tem regado hoje, a deli está distribuindo amostras de lingüiça, o bebê na linha de frente de nós tem uma fralda poopy, eles estão limpando pickles no corredor 3 com amônia .... Eu não posso resolver tudo isso. Estou perigosamente náuseas. Porque eu sou orientado visualmente (veja mais sobre isso abaixo), este pode ser o meu primeiro sentido a ser super-estimulado. A luz fluorescente não é somente muito brilhante, ele vibra e cantarola. O quarto parece pulsar e isso machuca os meus olhos. A luz pulsante salta fora tudo e distorce o que estou vendo - o espaço parece estar mudando constantemente. Há brilho de janelas, muitos itens para mim ser capaz de se concentrar (Eu posso compensar com "visão de túnel"), movendo-se fãs no teto, tantos corpos em movimento constante. Tudo isso afeta o meu vestibular e sentidos proprioceptivos, e agora eu não posso mesmo dizer onde meu corpo está no espaço.
Ø  Lembre-se de distinguir entre não vai (eu escolho não) e não pode (eu não sou capaz de).
Linguagem e vocabulário receptivo e expressivo podem ser grandes desafios para mim. Não é que eu não ouvir as instruções. É que eu não consigo entender você. Quando você ligar para mim do outro lado da sala, isso é o que eu ouço: "* & ^% $ # @, Billy. # $% ^ * & ^% $ & * ......... "Em vez disso, vamos falar diretamente para mim em palavras simples:" Por favor, coloque o seu livro em sua mesa, Billy. É hora de ir para o almoço. "Isso me diz o que você quer que eu faça eo que vai acontecer a seguir. Agora é muito mais fácil para mim a cumprir.
Ø  Eu sou um pensador concreto. Isso significa que eu interpretar a linguagem muito literalmente. É muito confuso para mim quando você diz: "Segure seus cavalos, vaqueiro!" Quando o que você realmente quer dizer é "Por favor, pare de correr." Não me diga que algo é um "pedaço de bolo" quando não há sobremesa à vista e o que você realmente quer dizer é "isso vai ser fácil para você fazer." Quando você diz "Jamie realmente queimou a faixa," eu vejo uma criança brincando com fósforos. Por favor, diga-me "Jamie correu muito rápido." Expressões idiomáticas, trocadilhos, nuances, duplos sentidos, inferências, metáforas, alusões e sarcasmo são perdidos em mim.
Ø  Tenha paciência com o meu vocabulário limitado. É difícil para mim dizer o que eu preciso quando eu não sei as palavras para descrever meus sentimentos. Posso estar com fome, frustrado, com medo ou confuso, mas agora estas palavras estão além da minha capacidade de expressar. Esteja alerta para a linguagem corporal, a retirada, agitação ou outros sinais de que algo está errado. Ou, há um outro lado o seguinte: eu pode soar como um "pequeno professor", ou estrela de cinema, despejando palavras ou scripts inteiros bem além da minha idade de desenvolvimento. Estas são as mensagens que eu memorizei do mundo ao meu redor para compensar meus déficits de linguagem, porque eu sei que eu estou esperado para responder quando se fala. Eles podem vir de livros, TV, a fala de outras pessoas. É chamado de "ecolalia." Eu não necessariamente entender o contexto ou a terminologia que estou usando. Eu só sei que isso me deixa fora do gancho para chegar a uma resposta.
Ø 
Porque a linguagem é tão difícil para mim, eu sou muito orientado visualmente. Por favor, me mostre como fazer alguma coisa ao invés de apenas dizer-me. E por favor, esteja preparado para me mostrar muitas vezes. Muita repetição consistente me ajuda a aprender. A programação visual é extremamente útil como eu passar o meu dia. Tal como o seu dia-timer, que me alivia o stress de ter que lembrar o que vem em seguida, faz uma transição suave entre as atividades, e me ajuda a gerir o meu tempo e atender às suas expectativas. Eu não vou perder a necessidade de uma programação visual, como eu ficar mais velho, mas meu "nível de representação" pode mudar. Antes que eu possa ler, preciso de uma programação visual com fotografias ou desenhos simples. À medida que envelheço, uma combinação de palavras e imagens podem funcionar, e mais tarde ainda, apenas palavras.
Ø  Favor foco e construir sobre o que eu posso fazer e não o que eu não posso fazer. Como qualquer outro ser humano, eu não posso aprender em um ambiente onde eu estou constantemente a sensação de que eu não sou bom o suficiente e que eu preciso "fixação". Tentando nada de novo, quando eu tenho quase certeza de ser recebido com críticas, no entanto "construtiva", torna-se algo a ser evitado. Olha para os meus pontos fortes e você vai encontrá-los. Há mais de uma maneira "certa" de fazer a maioria das coisas.
Ø  Favor, me ajude com interações sociais. Pode parecer que eu não quero brincar com as outras crianças no playground, mas às vezes é só que eu simplesmente não sei como começar uma conversa ou entrar em uma situação de jogo. Se você pode encorajar outras crianças a me convidar para se juntar a eles em kickball ou cestas de tiro, pode ser que estou muito contente de ser incluído. Eu faço melhor em atividades lúdicas estruturadas que têm um claro início e fim. Eu não sei como "ler" as expressões faciais, linguagem corporal ou as emoções dos outros, então eu aprecio treinamento contínuo em respostas sociais adequadas. Por exemplo, se eu dou risada quando Emily cai o slide, não é que eu acho que é engraçado. É que eu não sei a resposta adequada. Ensina-me a dizer: "Você está bem?"
Ø  Tente identificar o que desencadeia meus colapsos. Colapsos, blow-ups, birras, ou o que você quiser chamá-los, são ainda mais horríveis para mim do que para você. Eles ocorrem porque um ou mais dos meus sentidos foi canalizado para a sobrecarga. Se você pode descobrir por que meus colapsos ocorrem, eles podem ser evitados. Mantenha um diário, anotando vezes, configurações, pessoas, atividades. Um padrão pode surgir. Tente lembrar que todo comportamento é uma forma de comunicação. Diz-lhe, quando as minhas palavras não podem, como eu percebo algo que está acontecendo no meu ambiente. Os pais, tenha em mente, bem como: comportamento persistente pode ter uma causa médica subjacente. Alergias alimentares e sensibilidades, distúrbios do sono e problemas gastrointestinais podem ter efeitos profundos sobre o comportamento.
Ø  Love me incondicionalmente. Banir pensamentos como: "Se ele apenas ......" e "Por que ela não pode ....." Você não cumpriu até o último expectativa seus pais tinham para você e você não gostaria de ser constantemente lembrado disso. Eu não escolhi ter autismo. Mas lembre-se de que está acontecendo comigo, não você. Sem o seu apoio, minhas chances de sucesso, a vida adulta auto-suficientes são escassas. Com o seu apoio e orientação, as possibilidades são mais amplas do que você imagina. Eu prometo a você - eu sou vale a pena.

Ø  E, finalmente, três palavras: paciência. Paciência. Paciência. Trabalhar para ver meu autismo como
uma habilidade diferente e não uma deficiência. Olhe além do que você pode ver como as limitações e veja o autismo presentes me deu. Pode ser verdade que eu não sou bom em contato com os olhos ou conversa, mas você notou que eu não mentir, trapacear em jogos, bisbilhotar em meus colegas de classe ou julgar as outras pessoas? Também é verdade que eu provavelmente não será o próximo Michael Jordan. Mas com a minha atenção para detalhes finos e capacidade de foco extraordinário, eu poderia ser o próximo Einstein. Ou Mozart. Ou Van Gogh. Tinham também autismo. A resposta para a doença de Alzheimer, o enigma da vida extraterrestre - Que futuro realizações de as crianças de hoje com autismo, as crianças gostam de mim, estão à frente? Tudo o que eu poderia tornar-se não vai acontecer sem você como minha fundação. Seja meu advogado, ser meu amigo, e vamos ver o quão longe eu posso ir.
Ø  © 2005 Ellen Notbohm


Nenhum comentário:

Postar um comentário